quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caxambu quer se tornar patrimonio Histórico





































Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com o Parque das Águas e suas 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem, desde a época do Brasil-Colônia, conquistando seus visitantes.







Em 1868 chega a Caxambu a princesa Isabel, seu esposo Conde D'Eu e uma comitiva, atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de um suposta infertilidade. Durante sua estadia foi lançada pela princesa Isabel, a pedra fundamental da Igreja de Santa Isabel da Hungria, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar.






Através das águas ferruginosas das fontes, que hoje levam o nome do casal imperial, a princesa curou-se da anemia e engravidou. A igreja foi construída e hoje é um dos principais patrimônios de Caxambu, sendo tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.







O Parque das Águas de Caxambu, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), tem 210.000m2 de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes. Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink.





Caxambu tem a maoir concentraçãode águas carbogasosa do planeta e tem o turismo como base da economia. O municipio não está se candidatando a patrimonio pelo acervo histórico, com e o caso de ouro preto e diamantina. O municipio quer ser reconhecido mundialmente e pela quantidade e qualidade e teor das águas.





Para qualquer bem se tornar patrimonio da humanidade tem que ser reconhecido pelo unesco ( organização das Naçãoes Unidas para educação, e a ciência e a cultura).



A avaliação é feita de acordo com um tratado internacial denominado convenção sobre a proteção do patrimônio Mundial cultural e natural aprovada pela unesco em 1972. São avaliados bens especificamente valiosos para a humanidde.




Caxambu está localizado na região sul de Minas Gerais, no Planalto da Mantiqueira, entre dois vales estreitos formados pelos ribeirões Cachoeirinha e Bengo, na Bacia do Rio Verde.




Os desportistas encontram em Caxambu condições excelentes para prática de esportes ao ar livre. No Parque das Águas existem quadras de tênis, vôlei de praia, campos de bocha e aparelhos de ginástica. Pode-se correr ou caminhar na pista de cooper que circunda o lago e nadar na piscina de água mineral.As montanhas e cachoeiras da região são o palco perfeito para os diversos esportes na natureza, sejam eles radicais ou não: montanhismo, trekking, escalada, rapel, cannyoning, cascading, mountain-bike, off-road, cavalgadas etc.






Estrada Real é o maior e mais importante projeto turístico do Brasil na atualidade. Caxambu, faz parte do Caminho Velho (do porto de Paraty até Vila Rica, atual Ouro Preto). No século XVII, levava-se 45 dias em média para fazer tal percurso, atravessando três estados; Rio, São Paulo e Minas Gerais. Caxambu, detém cinco marcos da Estrada Real. Ao longo do Caminho, sítios, fazendas centenárias, lagos e montanhas, oferecem paisagens diversas; de carro,de charretes, cavalgadas, bicicletas e caminhadas fazem a delícia dos viajantes. A ermida de Nhá Chica, o Centro de Convenções, a Igreja de Santa Isabel (erigida por ordem da Princesa Isabel), o Teleférico e o Parque das Águas justificam por sí só um passeio por esta região!



Canaval de caxambu 2008. veja no site abaixo.


http://http://www.youtube.com/watch?v=jjmqaJXsTNQ









Nenhum comentário: